terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Minha interpretação de Capitu, Dom Casmurro :

Ontem eu vi a minissérie "Capitu" , no youtube e em partes baixei no 4shared. Acabei assistindo toda ontem.
Acho muito linda , direção fotográfica perfeita , atuação explendida , expressividade , simplicidade e Letícia Persiles ... 
Mas, muitas pessoas ficam ligadas à trama de se Capitu traiu Bento ou não. 
Na verdade , trata-se de um livro narrado pelo próprio Bentinho , quando velho e amargurado, "Dom Casmurro". Narrando tudo ao olhar dele , desde os pequenos ciumes aos grandes atos insanos , tudo pautado na obsessão da traição.
O mais perfeito é que o livro , bem como a série , nos faz acreditar no que ele diz , a sua eloquência nas palavras e as comparações e uma série de argumentos mergulham você , leitor , a um Mundo de fatos e atos que tornam Bento , vítima. 
Ocorre , e aí está a sacada de Machado de Assis, em obra tão moderna , ainda para hoje. 
Na verdade é uma mega crítica  comportamental ao machismo e à descriminação social da época. 
Capitu era de uma familia que vivia , em parte , as custas da de Bentinho. Os pais eram pobres. Viviam com simplicidade , era " aquela gente do Pádua". 
O fato de ser "aquela gente" já pré-dispunha uma série de comportamentos sobre a familia e sobre a menina. O preconceito do mesmo modo como ocorre nos dias de hoje. A obra escrita pelo próprio Bentinho nos faz crer numa Capitu carnal , fria , dissimulada , cínica. Ao contrário do que seria , ou deveria ser , uma menina se da alta classe.
Aí vem o casamento , o mistério ... E Bento Santiago , tomado em fúria pela situação em que percebe-se , manda ela para Europa sem qualquer opinião , sem sequer saber a verdade. Por ele ser o detentor do dinheiro. 
Fazendo-nos crer na ideia de que não adiantar casar com quem não nos é ... igual.
Algo como , pode ser lindo mas a pobreza de sua alma , bem como de seu bolso revela-se na falta de carácter , típico da reles. 
Aí vem todo o machismo da época , em que mulher não podia ter segredo , não tomava decisões , nem nada.
E aí está a ironia de Machado de Assis. 
Não acreditamos na história de Bento Santiago pois nos é assim narrado e basta-nos abraçar a obra por completo e engasgar-se à trama de traição. Não , mas sim , pois não nos é difícil  mesmo acreditar que, de fato, Capitu , filha "dessa gente", reles , seja mesmo cínica , traidora , obliqua e dissimulada. 
E por fim , é uma grande crítica a nossa sociedade , que ainda vive acreditando nos discursos unilaterais. É , ou não é ? As pessoas ricas tem o poder da influencia , e se diz que aquela pessoa é impostora , ela é e ponto. Naquela época se vivia em um Mundo de "posturas" , de discursos e que pobres e negros não tinham direito à dizer uma verdade que fosse mais verdadeira que de seu patrão ou marido. É uma crítica fantástica. E agente simplesmente reproduz isso , caluniando a imagem de Capitu como os velhos machistas da época fariam. 
Se Machado de Assis voltasse a vida hoje , perguntaria-nos , " Ainda não sentiram a essência da obra ?" , "ainda acreditam no discurso de Santiago ! Ó coitado de Bento"
E dizemos-nos ... tão modernos.

3 comentários:

  1. Eu li Dom Casmurro há muito tempo atrás.

    Machado de Assis é muito bom, mas não gosto de histórias com o português tão arcaico ao ponto de ter que lermos com o dicionário do lado.

    Há quem goste e podem até me criticar, mas essa é minha opinião...

    ResponderExcluir
  2. Não gostei de ler Dom Casmurro justamnte por causa disso, nunca cheguei a entender quem era o vilão da história...
    ... Agora que que vc tocou no assunto que eu percebi um ponto da história que esta mal colocado,e é simples de entender.
    Como uma pessoa com tanta " casmurrice", velha e chata iria falar bem de uma pessoa como capitu ?
    Acho que ele amava tanto capitu, que quando ele sentiu que iria perde-la ele começou a uzar dessa trama de traição para defamala .

    poetaurbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. acredito que capitu nunca traiu bentinho e ue, na verdade, ela sempre o amou intensamente... mas a desconfiança tênue dele destruiu toda a paixão que ele sentiu por ela, transformando-a em um fim solitário...

    ResponderExcluir